Pela Liberdade de Escolha

quarta-feira, 14 de março de 2007

Programando com Delphi dentro do Linux II

Olá de novo, bem no post anterior eu falei do meu desejo de ter o linux como meu sistema operacional principal, porém existia uma barreira a ser transposta, a programação em Delphi. Vamos a solução:

Bem a solução que eu encontrei foi o uso de programas e configurações combinadas, usando vmware e o samba.

1 - Baixe o instale o o VMware Server, pode ficar tranquilo é free. Você pode baixa-lo aqui, no site do VMware tem documentação farta sobre a instalação e configuração, por isso não há necessidade de detalhar o processo aqui.

2 - Crie uma VM e instale o Windows, o Delphi e quaisquer outros programas que você precise, existem vários tutoriais a respeito disso na web, basta dar uma googleada.

3 - Na sua máquina linux, reserve uma pasta onde vão estar seus fontes de desenvolvimento, compartilhe esta pasta, utilizando o "samba", com permissão de leitura e gravação.

4 - Configure sua máquina linux como um servidor de rede, e na VM Windows configure o ip e o grupo para fazer parte de uma rede. É isso mesmo as máquinas vão se enxergar por uma rede virtual.

5 - Mapeie as pasta compartilhada dentro da VM e voialá, você pode acessar seus arquivos fontes que estão na máquina linux, d edentro da máquina virtual Windows
.
Você também poderia colocar seus arquivos dentro da propria VM, mas eu não confio.

Bem é isso, eu sei que talvez não pareça nada de mais. Mas essa solução me deixou muito feliz, pois estou com o meu Ubuntu, com Beryl rodando direitinho, não tenho mais problemas com travamentos, vírus etc...

Quero aqui aproveitar e agradecer a algumas pessoas que tem me ajudado muito nessa minha caminhada com linux. São eles: Og Maciel, gente boa esse cara, Fernado Paiva, chapão esse, e todo o pessoal do #ubuntu-br, crimeboy, jwendell, guigouz etc...

Bem por enquanto é só.

Grande abraço.

Marcadores:

6 Comentários:

  • Este post contem bastante coisa interessante, especialmente o compartilhamento de pastas/arquivos entre Linux e uma instancia virtual de Windows. Tem como detalhar mais? ;)

    Abracao,

    Og

    Por Anonymous Anônimo, Às 14 de março de 2007 às 09:42  

  • Hummm... Delphi 5 e 6 voce pode rodar diretamente usando o wine, com direito ao SQLlinks e conectar servidores MSSQL.

    No meu caso tenho até um .deb já pronto e configurado para rodar o delphi winealizado.

    Só não crio um artigo a respeito porque seria um artigo longo e pouco interessante.

    Por Blogger Unknown, Às 14 de março de 2007 às 16:47  

  • Olá!

    Muito interessante, sua dica. Acompanho, entretanto, o Og, pedindo que você forneça mais detalhes.

    Ah, e uma outra coisa: quanto de RAM você tem? E qual Delphi você usou? Está funcionando com uma performance "aceitável"?

    Valeu!

    João

    Por Blogger João, Às 15 de março de 2007 às 09:38  

  • João, eu tenho 1 GB de Ram, e minha máquina é um pentium D, sei que é uma máquina acima da média de um usuário comum, mas nada de mais para um desenvolvedor.

    Rodo o WinXP com delphi 7, e a performance é muito boa dá para trabalhar tranquilo.

    Por Blogger Pr. Silfar Goulart, Às 15 de março de 2007 às 10:38  

  • o amigo que usa delphi 6 com winbox poderia postar mais informações de como o fez ?

    Por Blogger geraldospint, Às 6 de junho de 2007 às 05:44  

  • desculpe, nao é winbox e sim WINE ...

    Por Blogger geraldospint, Às 6 de junho de 2007 às 05:46  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial