Pela Liberdade de Escolha

quarta-feira, 14 de março de 2007

Programando com Delphi dentro do Linux II

Olá de novo, bem no post anterior eu falei do meu desejo de ter o linux como meu sistema operacional principal, porém existia uma barreira a ser transposta, a programação em Delphi. Vamos a solução:

Bem a solução que eu encontrei foi o uso de programas e configurações combinadas, usando vmware e o samba.

1 - Baixe o instale o o VMware Server, pode ficar tranquilo é free. Você pode baixa-lo aqui, no site do VMware tem documentação farta sobre a instalação e configuração, por isso não há necessidade de detalhar o processo aqui.

2 - Crie uma VM e instale o Windows, o Delphi e quaisquer outros programas que você precise, existem vários tutoriais a respeito disso na web, basta dar uma googleada.

3 - Na sua máquina linux, reserve uma pasta onde vão estar seus fontes de desenvolvimento, compartilhe esta pasta, utilizando o "samba", com permissão de leitura e gravação.

4 - Configure sua máquina linux como um servidor de rede, e na VM Windows configure o ip e o grupo para fazer parte de uma rede. É isso mesmo as máquinas vão se enxergar por uma rede virtual.

5 - Mapeie as pasta compartilhada dentro da VM e voialá, você pode acessar seus arquivos fontes que estão na máquina linux, d edentro da máquina virtual Windows
.
Você também poderia colocar seus arquivos dentro da propria VM, mas eu não confio.

Bem é isso, eu sei que talvez não pareça nada de mais. Mas essa solução me deixou muito feliz, pois estou com o meu Ubuntu, com Beryl rodando direitinho, não tenho mais problemas com travamentos, vírus etc...

Quero aqui aproveitar e agradecer a algumas pessoas que tem me ajudado muito nessa minha caminhada com linux. São eles: Og Maciel, gente boa esse cara, Fernado Paiva, chapão esse, e todo o pessoal do #ubuntu-br, crimeboy, jwendell, guigouz etc...

Bem por enquanto é só.

Grande abraço.

Marcadores:

Programando com Delphi dentro do Linux I

Olá pessoal já faz um tempo que não escrevo nada, e pra quebrar este jejum, vou descrever aqui uma solução para desenvolvimento Delphi dentro do Windows.

Bem eu tive contato pela primeira vez com o linux com então Conectiva Linux 5, já faz bastante tempo né, naquela época o linux ainda era bem "underground". Mas a questão é que eu simplesmente simpatizei com o pinguin, não só porque e um sistema melhor, mas porque no fundo eu sou meio idealista, e acho um absurdo o preço que se paga por determinados softwares.

Bem, depois deste primeiro contato, fiquei um bom tempo sem mexer com o linux, quando veio a onda do Kurumin saído no jornal e tudo mais, me sobreveio um enorme desejo de tentar de novo, e assim testei várias distribuíções, kurumin, Kalango, Suse, Debian e até me engracei com o Gentoo. Essas experiências foram superficiais pois eu não tenho grande conhecimento de linux, então estava buscando não a melhor, mas sim a mais aplicavel.

Quando conheci o Ubuntu foi amor a primeira vista, instalou sem problemas, tem uma comunidade grande e disposta a ajudar (suporte de graça), material espalhado pela web etc...

Eu pensei: Agora eu posso usar o linux e nunca mais usar o windows certo ?

Errado, eu me esqueci de um pequeno detalhe, para sobreviver eu programo em Delphi, e Delphi não roda em linux, quer dizer não rodava, mas isso eu explico depois.

Diante de tão grande dilema me restaram duas possibilidades, uma procurar uma maneira de rodar o Delphi dentro do linux (kylix não conta), e outra aprender uma linguagem multiplataforma ou web, de qualquer maneira ambas eram dificeis, claro que optar por uma nova ferramenta era sem dúvida uma boa opção pois traria como bonos o crescimento profissional, mas não era algo que me daria retorno imediato. Teria também que procurar outro emprego, pois aqui na empresa o mundo é Windows e Delphi.

Depois de um bom tempo pensando e buscando uma solução para me ver livre do Windows e me amarrar de vez com o pinguin, finalmente consegui, mas isso eu explico em outro post.

Abraços e até a próxima.

Marcadores: