Pela Liberdade de Escolha

quinta-feira, 6 de março de 2008

Delphi on Linux III

Olá pessoal, já faz um bom tempo que este blog está parado, não por falta de vontade, mas porque eu tenho me dedicado mais a aprender, pois como sou meio Newbie com Linux, não tenho muito o que acrescentar já que tudo que conheço está na web.

Mas tive vontade de escrever mais um pouco sobre a minha experiência com delphi, Windows on Linux. É que aqui na empresa que trabalho tudo é em função do Windows, menos é claro a minha estação de trabalho, que roda o maravilhoso Ubuntu, bem a empresa usa Windows no servidor, Windows na estação, roda programa dos feitos em Clipper, que está sendo migrado para Delphi, mas isto só até eu aprender ruby, rails e flex :).

Bem com esse panorama era impossível eu me livra totalmente do Windows e ficar com Linux “full time”, eu tinha implementado uma solução com vmware, samba etc.. mas confesso que ainda não era o que eu queria. Mas nesta ultima semana tive uma grata surpresa chamada Wine http://www.winehq.org/ já havia algum tempo que ele estava instalado na minha máquina, porém jogado num canto do menu do ubuntu, na verdade eu não sabia porque eu tinha instalado ele já que minha experiência com ele no passado não tinha sido das melhores.

O fato é que meu deu uma vontade de testa-lo, instalando delphi nele, e gente foi melhor que comer chocolate; bem, nem tanto, para a minha surpresa ele instalou o delphi7 mais rápido que no windows e funcionou, me restava saber agora se o sistema que está sendo desenvolvido compilaria, pois este sistema usa um monte de componentes de terceiros, inclusive o zeos para acessar o postgresql, sem falar que ele usa a tecnologia de servidor de aplicação distribuido com borland socket server. E pasmem rodou tudo direitinho, a única coisa que tive que trazer do windows foram algumas dll's referentes ao postgresql e só, tá tudo rodando direitinho.

E para o clipper, tô com o drdos, montei uma partição samba e uso o drdos para mapear, e roda os programas em clipper, com teclado configurado para pt-br e tudo. Não sei se isso funciona 100%, pois acho que por usar samba os arquivos dbf não são travados, mas vou continuar testando.

Não vou dar detalhes da instalação dos programas aqui visto que existe farto conteúdo na web, mas se alguém tiver alguma dúvida é só entrar em contato. Estou certo de uma coisa, falta pouco para me livra do windows. Só tem uma coisa que me deixa chateado é que ainda não encontrei um bom programa para fazer slideshow com fotos nativo do linux, mas enquanto não aparece eu instalo algum do windows mesmo pelo wine, mas lógico só se for livre.

Abraços e até a próxima.

2 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial